Os estudantes brasileiros que têm a intenção de aplicar para uma instituição americana através de bolsa de estudo precisam das notas de 3 provas: TOEFL, SAT e GPA.
No sistema de bolsas de estudos nos EUA, muitas vezes o treinador oferece um mix de Bolsa Esportiva e Bolsa Acadêmica. Assim, o estudante tem uma melhor condição para ingressar em uma instituição americana.
O primeiro ponto que um estudante internacional precisa para estudar nos Estados Unidos é um nível de inglês aceitável, pois ele estudará com americanos e as aulas serão ministradas em inglês.
O estudante internacional precisa comprovar que tem um nível mínimo para compreender as aulas e ter uma facilidade maior para se adaptar.
Essa comprovação é feita através de uma prova chamada TOEFL.
A prova do TOEFL é dividida em 4 etapas onde avalia-se o Listening (Escuta), Speaking (Fala), Writing (Escrita) e Reading (Leitura) do estudante.
É uma prova quase que obrigatória para a aceitação do aluno em um college ou universidade americana e fator determinante para uma possível bolsa de estudos.
A prova tem como nota máxima 120 pontos, contudo, dependendo da instituição que o estudante esteja aplicando, cerca de metade da prova já é o suficiente para sua aprovação.
O SAT é uma prova também usada para avaliar alunos americanos, e, por mais que não seja obrigatório em muitas instituições, pode ser o diferencial para que o estudante consiga uma bolsa de estudos melhor, podendo chegar até 100%.
A prova tem uma parte de interpretação de texto, uma parte de matemática, além disso, o aluno pode optar por fazer sem redação ou com redação (Essay).
O recomendado é sempre fazer com a redação visto que muitas faculdades que pedem o SAT acabam pedindo o “Essay” por fora.
A nota máxima, da prova, é de 2400 pontos dividido igualmente entre os 3 critérios (Interpretação de texto, Matemática e Redação).
As duas provas podem ser realizadas no Brasil em várias cidades. Você pode acessar o site do TOEFL e do SAT e localizar o ponto mais próximo para realização das provas.
O GPA (Grade Point Average) é o formato que os Estados Unidos calculam a média das notas do aluno nos quatro últimos anos de escola.
Algumas instituições se contentam apenas com a tradução juramentada do certificado de conclusão de ensino médio, porém, outras instituições pedem conversão oficial em um órgão regulamentado pelo governo americano chamado de WES (World Education Services).
O GPA é um grande diferencial na concorrência por uma bolsa de 100% pois constata que o aluno estava entre os melhores da sua escola durante todos os anos do Ensino Médio.
Portanto, se você é um estudante-atleta que ainda está cursando o ensino médio, esqueça o “papo” de que atleta não estuda, e mantenha sua média geral alta para se diferenciar dos outros atletas.
Os custos para esses procedimentos variam dependendo do que o estudante deseja fazer:
– TOEFL custa U$D 215,00;
– SAT custa U$D 107,50;
– Conversão do GPA pela WES custa U$D 300,00.