TOEFL e IELTS: como se preparar?

preparação para o teste

Chegou a hora da avaliação. Quem deseja cursar uma graduação, pós-graduação, ou realizar algum intercâmbio precisa passar por um teste que comprove a sua proficiência no idioma escolhido, que nesse post vou falar sobre dois testes conhecidos e que muitas instituições pedem: TOEFL(Test of English as a Foreign a Language) e IELTS (International English Language Testing System). Vamos conhecer melhor cada etapa?

Etapas do teste

Para as duas avaliações as etapas são as mesmas: listening(compreensão auditiva), reading(leitura), writing(escrita) e speaking(oral). As provas TOEFL e IELTS possuem administradores diferentes e os critérios de avaliação, apesar de parecidos, possuem algumas diferenças. É preciso se preparar? sim. Saiba mais informações: TOEFL e IELTS

Diferenças TOEFL e IELTS

A estrutura das provas possuem algumas diferenças, você sabe o tempo de duração de cada uma? Segue o passo-a-passo para você acompanhar.

estruturação da prova

Como se preparar?

Os testes exigem muito conhecimento e competência, para isso, é necessário uma preparação pessoal. Tenha sempre um cronograma diário e reserve um tempo destinado somente para a avaliação. Leia muito! Essa dica é essencial. Com a leitura, você pode praticar as demais exigências pedidas pelos testes.

Além disso, escreva bastante e sobre tudo. Ah, mas porque sobre tudo? Você não sabe o que vai encontrar no teste, por mais que as pessoas explicam, a prova é sua e é exclusiva. Tem sempre que estar preparado para qualquer tipo de pergunta pois é essa desenvoltura que eles vão analisar. 

Saiba mais: 07 dicas para TOEFL e IELTS

conversas em inglês

Aplicativos de conversação

Já testou usar aplicativos de conversão? O anseio pela prática já fez com que inúmeras pessoas utilizassem as ferramentas ao seu favor. Hoje em dia encontramos muitos recursos e aplicativos que ajudam o aluno. Posso te indicar 03, e a escolha é sua: Hellotalk, Tandem e Hellopal

O que quer dizer uma nota boa no TOEFL e IELTS?

Pode ter certeza que um bom resultado te possibilita tranquilidade em relação à sua instituição. Cada organização tem a sua pontuação de referência, as vezes 80, 90 e outras até, no mínimo 100 pontos. 

Mas não se prenda exclusivamente a nota, de início, busque praticar bastante, de diversas formas e então exponha tudo o que foi aprendido na hora do teste. Lembre sempre que manter-se calmo é uma peça chave importantíssima. O medo, muitas vezes nos atrapalha.

simulador de prova em inglês

Simulador de prova

Esse é o seu momento. É onde você vai praticar, exercitar, errar e principalmente aprender. Por essa razão, essa dica é muito valiosa. O simulador que te indico é o da própria TOEFL. Ele é oficial e vai te auxiliar bastante nesse momento de estudo intensivo.

Ele te dá a opção de você experimentar gratuitamente antes de comprar e te dá um suporte acessível. Porém, se vocÊ possui condições de fazer um curso específico de inglês voltado para o teste, acredito também que é uma excelente opção. E aí, preparado para estudar em outro País?

Pauleane Silva
Pauleane Silva
Estudante de Jornalismo e apaixonada pelo mundo da Comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco?