Planeje o seu intercâmbio!

planejar o intercâmbio

Intercâmbio não está atrelado somente ao fato de estudar em outro País, é muito mais que isso.. falamos em sonhos, projetos, histórias, curiosidades, crescimento profissional e realizações. Iniciar um intercâmbio requer tempo, esforço, dedicação, força de vontade e muito, muito amor. Por isso, planeje o seu intercâmbio o quanto antes. Não sabe como? Esse post é especialmente para você. Aqui vou te apresentar dicas de onde e como começar a planejar o seu sonho. Vamos lá?

Planejamento de intercâmbio para estudar fora do País.

Pense, avalie, planeje

Esse é o primeiro passo para o sucesso do seu intercâmbio: planejamento!

Eu sei que você já deve ter escutado muito isso, mas preciso te apresentar essa verdade: é imprescindível planejar. Planejamento a longo prazo nos dão chances e possibilidades de uma exploração maior sobre o lugar que queremos ir. É nessa hora que pensamos e avaliamos as boas e as más opções. Indico você a começar com, pelo menos, 02 anos de antecedência. Esse espaço de tempo vai te ajudar se, por exemplo, acontecer algo inesperado no mundo, com você ou com a sua documentação. 

Curso de idiomas

Não dá pra viajar e fazer intercâmbio sem conhecer, pelo menos, um pouquinho de cada idioma não é mesmo? Para isso, é preciso entrar num cursinho de idiomas ou até mesmo encontrar qualquer curso ou algo que te ajude a exercitar e praticar o idioma que deseja. Essa opção também parte do amor que nós temos por determinado idiomas. Por exemplo, se você deseja ir aos Estados Unidos ou Canadá é importante aprender inglês. Se você deseja visitar lugares da Espanha é preciso entender o idioma Espanhol. Sendo assim, gente, encontrem uma forma de praticar o idioma de destaque e que faça parte do seu interesse pessoal. 

Encontrar o melhor destino de viagens a intercâmbio

Qual o melhor destino para fazer intercâmbio?

Tenho que esclarecer essa verdade para você: o melhor destino é aquele que você sempre sonhou em visitar. Por passar, geralmente, muito tempo longe de casa, é necessário que você encontre um destino que vá de encontro aos seus gostos pessoais. Não resolve gostar de lugares frios, neves e chocolate quente e ir a um lugar com climas quentes e ensolarados repletos de praias, rsrs. É preciso alinhar o destino ao seu gosto particular. O País de intercâmbio diz muito sobre você. Culturas diferentes, comidas diversas, gostos peculiares mas eles precisam convergir se não a saudade será maior e talvez não ajude você a passar muito tempo longe de quem ama. 

Custos para fazer intercâmbio

Lembra que eu falei do planejamento acima? Pois é. Ele te ajuda em todo o processo desde a escolha das passagens aéreas até uma roupa ou um restaurante. Nesse processo é onde vai ficar todas as anotações do que você supostamente vai gastar, ou seja, os custos para fazer intercâmbio. É aqui que entra gastos com: alimentação, transporte, água, moradia, vistos e taxas, internet, lazer, passeios, seguro saúde e afins, ah, e não esqueça de converter tudo para a moeda do País de destino. É importante te dizer também se você não sabe que, para estudar em outro País, tem que comprovar que você tem recursos e condições suficientes de moradia. Não é possível entrar em um País, para estudar, sem que comprove que você tem condições para tal.

Documentos necessários para intercâmbio

Aqui vão alguns dos documentos necessários para o intercâmbio que você deseja fazer. 

Passaporte válido (para ir e voltar do intercâmbio)

Visto de entrada e estadia no País (em mãos para quando te pedirem), use a cópia, mas mantenha a original com você devidamente guardado. 

Carteira de trabalho, motorista, comprovante de residência, diplomas de cursos entre outros.

Intercâmbio para outros países

Contato com o consulado brasileiro

Essa etapa é importantíssima durante o seu intercâmbio. O consulado brasileiro pode te auxiliar em tantas situações. Então, sempre mantenha contato com eles, deixe os seus dados com o consulado e todas as suas informações. Caso precise de suporte, eles podem solucionar o seu problema ou te indicar o que fazer no momento. 

Estou decidida, qual o próximo passo?

Depois de todas as explicações, acredito que ficou claro para você o melhor caminho para o intercâmbio. Com isso, podemos acompanhar todo o seu processo indicando o que é melhor a se fazer em cada situação. Fala com a gente, vamos te ajudar! Para um bom intercâmbio, uma boa equipe.

Pauleane Silva
Pauleane Silva
Estudante de Jornalismo e apaixonada pelo mundo da Comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco?