Visto Americano: passo a passo

Passaporte para viajar

Os Estados Unidos é sempre uma das primeiras opções quando se fala em intercâmbio, viagens a passeio, turismo, cursos de curta duração e afins. Afinal, quem não quer poder desfrutar um pouquinho de um dos Países mais desenvolvidos do mundo? Por isso, hoje vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o Visto Americano, ou seja, tudo o que você precisa saber para conseguir a tão sonhada aprovação.

Pra começar, vou te mostrar os principais Vistos Americanos para você se encaixar de acordo com a sua necessidade. Vamos lá!

B-1: Negócios

Destinado aos visitantes que estão indo aos Estados Unidos a negócios. É importante ressaltar que não é válido para trabalho, até porque para retirar esse tipo de visto é necessário a comprovação de que não vai haver, para os americanos,algum tipo de perda no seus trabalhos. 

B-2: Turistas

Retirando esse visto, não é possível trabalhar ou estudar exceto quando há curtos de baixa duração. O tempo de permanência no País é no máximo de 06 meses, apesar do visto ter duração de 10 anos. 

F-1/F-2: Estudante

Para os estudantes de imigração que desejam ingressar em alguma escola privada ou pública(colleges ou universidades), esse é o visto mais indicado. Mas para que tudo ocorra bem e você consiga terminar o seu curso, é preciso comprovar que você tem condições de permanecer no País. Outra comprovação que o estudante precisa fazer é a de vínculo com o seu País de origem, é necessário provar que você tem condições de voltar ao seu País.

J-1/J-2: Intercâmbio

O visto J-1/J-2 incluem estudantes de pós-graduação, estrangeiros graduados em Medicina em busca de especialização e acadêmicos estrangeiros vinculado a faculdade como docentes temporários e profissionais estagiários. 

tirar_o_visto_americano

O que a HEXP pode contribuir nesse processo?

A HEXP quer facilitar a sua vida te ensinando os melhores caminhos, processos, documentos, e possibilidades de retirada do seu visto. Estaremos ao seu lado do início ao fim e você encontra tudo o que precisa em um só lugar e sem precisar passar por um perrengue sozinho. 

Veja também:

Estudo e Trabalho nos EUA: https://hexp.com.br/2019/09/16/estudo-e-trabalho-nos-eua/

Ensino dos EUA: https://hexp.com.br/2019/11/07/sistema-de-ensino-dos-eua/

Como Solicitar o Visto

Vamos deixar algumas dicas e passo a passo pra facilitar o seu processo de retirada do visto. 

Formulário de visto DS-160

Essa é a parte mais minuciosa e que precisa de muito cuidado na hora de preencher o formulário( que você encontra através desse link: https://ceac.state.gov/GenNIV/Default.aspx) As informações precisam estar claras e objetivas, pois qualquer erro pode comprometer o seu visto. Muito cuidado e atenção a esse processo, certo? Ah, e não esqueça de salvar o número do seu formulário (você precisará dele em outros processos).

Pagamento

Bom, o pagamento não é feito no mesmo sistema do formulário, é realizado em outro sistema e fazer o pagamento do visto de duas formas: boleto ou cartão.

Agendamento 

Após o preenchimento do formulário e o pagamento, chegou a hora de agendar a sua visita no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV). No dia agendado, comparecer ao CASV com os documentos necessários. A entrevista para o visto é feito no consulado e em torno de dois dias, mas tudo depende de onde você está e qual cidade mais próxima do CASV. Pessoas menores de 14 anos e maiores de 80 anos não precisam passar por esse processo, porém, o consulado pode pedir uma conversa com eles. 

Entrega

Depois de aprovado, agora é só aguardar chegar o documento no endereço informado ou se preferir, pode comparecer pessoalmente para a retirada do visto (uma opção mais rápida.)

Agendamento da entrevista

Como falei acima sobre a entrevista, é necessário o agendamento da mesma e eu vou te deixar aqui os links para você acessar e agendar de acordo com o local escolhido para a entrevista.

ais.usvisa-info.com/pt-br/niv

br.usembassy.gov/pt/vistos/

Bom, gente, é isso. Esperamos ter contribuído e ampliado os horizontes. Fiquem ligados que tem muito conteúdo para vocês!

Pauleane Silva
Pauleane Silva
Estudante de Jornalismo e apaixonada pelo mundo da Comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco?