Estudo e trabalho nos EUA é uma das pesquisas mais feitas pelos estudantes internacionais, e por isso resolvi falar sobre o visto de trabalho americano chamado de OPT.
O OPT (Optional Practical Training) é o visto de trabalho para estudantes internacionais nos Estados Unidos que dá a oportunidade de ter prática na área de estudo do curso, possibilitando networking com pessoas do mesmo setor de atuação profissional do mundo inteiro.
O visto tem duração de um ano, a menos que sejam cursos STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) nesse caso você pode estender por mais 2 anos o visto chegando ao total de 3, durante esse período o aluno pode trabalhar em tempo integral. Com o diploma e a experiência adquirida na área aumentam as chances de virar residente no país.
Você pode dar entrada no OPT quando estiver faltando 90 dias para concluir o curso e até 90 dias depois do término, o aconselhado é fazer o pedido do visto o quanto antes, pois esses 90 dias são o limite de dias que é permitido ficar sem trabalhar durante o 1 ano de OPT, geralmente usados para procurar emprego.
Uma curiosidade sobre o OPT pouco conhecida no Brasil é em relação as community colleges, após os 2 anos de curso é permitido 1 ano desse visto de trabalho, após esse período você pode completar a transferência para a Universidade e depois dos últimos dois anos do curso e tirar o diploma de graduação é possível tirar mais 1 ano de OPT.
Essa é uma forma de passar pelo menos 6 anos legalmente nos Estados Unidos com estudo e trabalho e ainda juntar algum dinheiro para ajudar a pagar pelo resto do curso, uma verdadeira porta de entrada para o país que ainda é pouco conhecida aqui.
A melhor maneira para estudo e trabalho nos EUA é através do OPT, método mais comum para estudantes internacionais, considere essa opção quando estiver fazendo o seu planejamento para educação superior no exterior.