Estudar e Trabalhar na Alemanha

Quando o brasileiro tem a intenção de fazer uma faculdade fora do Brasil, dificilmente a Alemanha surge como uma das primeiras opções em sua cabeça.

Porém, acredito que o principal motivo para isso acontecer é a falta de conhecimento dos benefícios trazidos para estudar e trabalhar na Alemanha.

Os principais pontos procurados pelo aluno brasileiro quando toma a decisão de fazer uma faculdade fora do Brasil são: Custo de vida, permissão de trabalho e possibilidade para residência permanente/imigração. A Alemanha é um país que acaba oferecendo as 3 opções.

Custo de vida

Hoje estima-se que para morar em Berlin, a principal cidade alemã, o estudante precise de algo entre 800 a 1.100 euros para arcar com os custos de moradia, alimentação e transporte.

Se você comparar com as principais cidades da Europa, observará que é um custo abaixo da média geral, isso acaba facilitando a entrada de estudantes internacionais no país, além das variadas oportunidades de emprego.

Permissão para trabalhar

Quando se converte o valor do custo médio para se viver em Berlin para o Real, pode assustar os estudantes brasileiros.

Entretanto o que o aluno internacional precisa levar em consideração é que na Alemanha, estudantes de curso superior recebe autorização para trabalhar 20 horas semanais além de a Alemanha ser um país que oferece muitas oportunidades de emprego, obviamente as oportunidades aumentam caso você tenha um domínio maior da língua alemã.

Possibilidade de imigração

Outro fator buscado pelo estudante internacional é a possibilidade de imigração.

Nesse quesito costuma-se dizer que existem 3 formas naturais disso acontecer: Casando com um residente alemão/alemã, através de um visto de trabalho bancado por uma oferta de emprego ou através do tempo em que você permaneceu morando na Alemanha.

Como somos focados em ensino superior pularemos a parte do casamento, até porque é autoexplicativo, vamos focar nas duas últimas opções que são bem viáveis graças a um visto chamado de Post Study Visa, um visto de trabalho de até 1 ano e meio após você se formar.

Esse visto de trabalho é a chance que o estudante internacional tem de trabalhar na sua área e demonstrar o seu potencial para ter uma oferta oficial de emprego ou consiga permanecer tempo suficiente para conseguir sua residência permanente, vale lembrar que hoje 93% dos alunos formados em instituições privadas alemãs saem empregadas na área.

Outros benefícios

Contudo, existem outros fatores importantes que beneficiam um estudante internacional que busca estudar e trabalhar na Alemanha, como ter a opção de fazer todo o seu curso em inglês, já que não tem muita gente que tenha o domínio do alemão, obviamente saber falar alemão vai ser um diferencial na busca por emprego, mas não é um requisito obrigatório para você iniciar sua vida no país, inclusive algumas instituições incluem aulas de alemão na sua grade curricular para que você possa ir desenvolvendo ao longo do seu curso.

Outro fator é o visto alemão que não precisa ser tirado no brasil, inclusive é recomendado pelo consulado alemão que o estudante faça o processo de visto após chegar na Alemanha, isso acaba sendo uma vantagem pois diminui a chance de negativa de visto diferente do que acontece em outros países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco?