Como falei em outro post, o TOEFL é um exame essencial para conseguir se matricular em uma instituição americana.
Hoje venho aqui passar 7 dicas para estudar para a prova sem gastar nada!
Todo mundo tem aquele filme que de tanto assistir já sabe o enredo e as falas decorados.
E os melhores para que você assista novamente com o áudio e legendas em inglês, fazendo assim, com que você desenvolva o Listening (Escuta), o Reading (Leitura) e o Writing (Escrita) ao mesmo tempo.
Essa dica está diretamente ligada ao tópico 1.
Com ela você consegue praticar a escrita e aumentar o vocabulário, é interessante sempre tentar cronometrar o tempo desse seu resumo já que na prova você terá um tempo limitado para escrever a redação.
Com a globalização as músicas internacionais são cada vez mais consumidas no Brasil. Isso facilita o encontro de músicas que você goste para que desenvolva os mesmos pontos do tópico 1.
Uma dica extra é ver a tradução da música fazendo com que você entenda grande parte da letra e assim aumente seu vocabulário.
Para que essa atividade não seja chata para o estudante, eu sempre indico que busque leituras que seja interessante para você, por exemplo: Se você gosta de basquete, busque ler revistas e jornais sobre a NBA que são facilmente encontrados na internet.
Lendo você aumentará o seu vocabulário que vai ser importante para uma boa nota nas 4 etapas da prova.
– Hoje para praticar o Speaking (Fala), pessoas do mundo inteiro tem optado por utilizar aplicativos gratuitos nos quais você consegue praticar o inglês com pessoas nativas enquanto os ajuda a aprender a sua língua natal.
Algumas opções de aplicativos são Hellotalk, Tandem e HelloPal, mas existem outras opções.
Com as redes sociais essa dica é bem fácil de pôr em prática!
No Facebook existem vários grupos de pessoas interessadas em ir para os EUA com bolsas de estudo e que também estão se preparando para o TOEFL.
Conectando-se com elas é possível pode trocar dicas de exercícios, praticar o inglês e até estudar em grupo.
“A prática leva à perfeição”, é por causa desse pensamento que eu acredito que essa seja a dica mais importante.
Costumo falar que o TOEFL não foca em quem sabe inglês, ele foca em quem sabe como funciona a prova. Portanto, nada melhor para entender a prova do que praticar.
Para isso, existem vários simulados online onde você consegue fazer as 4 etapas da prova e entender o que eles pedem em cada parte.
O local que eu mais indico é o app oficial do TOEFL, o TOEFL GO! que está disponível para Android e iOS onde tem opção de simulados gratuitos para que o estudante pratique antes de fazer a prova.
Agora se você está com mais pressa e tem um orçamento disponível, eu indico fazer aulas de inglês, seja em grupo ou com professor particular, muitas escolas de inglês oferecem curso intensivo direcionado para o TOEFL.